terça-feira, 29 de maio de 2012

Nota de esclarecimento

Resposta ao informe Mangangá nº 95 de abril de 2012
O Presidente da Federação Sergipana de Capoeira, não pode deixar de agradecer a esse veículo de comunicação por suas publicações, mesmo que descordando de algumas delas,  sente-se na obrigação de esclarecer alguns fatos noticiados de forma equivocadas.
Na edição de nº 95, relacionado ao XII Campeonato Sergipano de Capoeira, na verdade nesta data aconteceu a 13ª edição só pra confirmar.
                                      
Concordando plenamente com o que esta escrito no primeiro parágrafo do informe, reafirmo, realmente, bebida alcoólica, não combina com o esporte. Porém, discordo do segundo parágrafo, onde  tem a informação de que no domingo dia 22 de abril dia em que estava acontecendo a XIII edição do Campeonato Sergipano de Capoeira, alguém estivesse bebendo livremente na área de competição.
Primeiro: Na área de competição, só era permitido a permanência de:  Atletas, Técnicos, Dirigentes da Federação, corpo de Arbitragem, Ritmistas e Mesários, e não houve nenhum indicio de que alguns desses participantes, estivessem ingerindo bebida alcoólica.
Segundo: todas essas pessoas, foram orientadas a não ingerirem bebidas alcoólicas antes durante ou nas proximidades do local do evento.
Terceiro: a Capoeira deve ser preservada e resguardada por todos os capoeiristas e se um Capoeirista ver alguém depreciando a Capoeira,  deverá recorrer as  autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas a fim de preservar o bem comum, e principalmente se esse alguém que presenciar algum fato, for um Mestre ai sim é que se o mesmo não tiver coragem, argumento ou qualquer coisa que possa inibir tal situação deverá sim comunicar tal fato para que sejam tomadas as medidas cabíveis,  caso contrario no meu entender o mesmo estará compactuando com o caso, e em nenhum momento chegou ao conhecimento do Presidente da Federação, o conhecimento de que haveria ALGUEM  INGERINDO BEBIDA ALCOOLICA NA ÁREA DE COMPETIÇÃO.

Quarto:  Fato ocorrido no domingo dia 22 de abril de 2012 na quadra da piscina do Batistão, local onde foi realizado a XIII edição do Campeonato Sergipano de Capoeira. neste dia, antes mesmo de iniciar as competições, chegou ao conhecimento do presidente da federação sergipana de capoeira, a informação de que existiam algumas pessoa bebendo cerveja nas dependências da quadra e não na área de competição. de imediato, preocupado com tal informação, o presidente, constatou sim o  fato e constatou que não se tratava de atletas e sim de pessoas que foram assistir a competição e por alguns estarem com camisas  com o nome de uma Associação, o Presidente chamou o Mestre da referida Associação e pediu para que o mesmo pedissem aos que estavam bebendo que parassem , em virtude de não ser permitido beber no local, inclusive o próprio Presidente por conhecer o pai de um atleta, pediu-lhe que parasse de beber pois ali estava acontecendo um evento Esportivo e não era permitido o uso de bebidas alcoólicas. O referido pai, concordou plenamente com o Presidente e de imediato jogou a lata de cerveja fora, e ao ser informado pelo próprio pai de que comprou a cerveja a uma pessoa que estava vendendo no local, de imediato o Presidente dirigiu-se até o vendedor, e o proibiu de vender qualquer tipo de bebida alcoólica, sob pena do mesmo se retirar do local e não poder vender mais nada , sendo que de imediato, o vendedor pediu ao seu ajudante que levasse todo estoque de cerveja de volta para casa.
Quinto:  No período da tarde, após o almoço, quando um dos atletas denunciou ao Diretor de Competição de que sentiu o cheiro de cachaça em um outro atleta, de imediato o Diretor de Competição  chamou o atleta e o Presidente da FSC  para resolver tal situação e ao perguntar o atleta o que aconteceu, o mesmo afirmou ter bebido um copo de cerveja antes de almoçar, e devido a isso, o atleta, não pode continuar na competição.
 SENDO ASSIM, O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO SERGIPANA, SOLICITA QUE AS PESSOAS ENVOLVIDAS NA COMPETIÇÃO, PRINCIPALMENTE OS MESTRES, OS ARBITROS, MESÁRIOS , RITMISTAS, TECNICOS E ATLETAS, SE MANIFESTEM A RESPEITO DE TAL FATO NOTICIADO E REFLITAM QUAL É O OBJETIVO DE TAL INFORMAÇÃO COLOCADA DE FORMA EQUIVOCADA.
QUAL A CONTRIBUIÇÃO QUE ESTE INFORMATIVO ESTA DANDO A CAPOEIRA SERGIPANA?
Em um evento da ASCANART, o Mestre Beija Flor faz a seguinte fala:
“Gente, não vamos falar mal da Capoeira”
O Mestre Elias em conversa com o mesmo, concorda ao tempo que enfatiza o tema falar mal.
Quando falamos mal da Capoeira?
Uma pessoa comum que desconhece a história e os fundamentos, falam porque não conhecem.
O Capoeirista quando fala mentiras e não respeitam os ensinamentos.
 O Mestre: este, fala mal da Capoeira, quando mente, quando não respeita o aluno, quando usa de sua posição de Mestre para levar vantagens indevidas, quando vai para os eventos, e não respeitam os alunos para que seja respeitado, quando confundem o momento de jogo com um momento qualquer, ETC.

MAIS UM
CONSELHO DE MESTRE
Quanto a esse assunto, o presidente da FSC, não encontrou, nenhum trabalho executado pelo citado Conselho de mestre da década de noventa, então de que forma atuante atuavam. E porque pararam de atuar. O presidente, na gestão anterior, sempre cobrou do ex-Presidente, a regularização do Conselho Superior de Mestre, e por falta de interesse dos próprios Mestres, não aconteceu.  A mais ou menos dois anos atrás, depois de algumas discussões, foi criado um grupo formado por vários Mestres, inclusive o Mestre Robson( do Mangangá) fazia parte desse grupo  com o objetivo de criar  ou recriar o conselho, e de nada adiantou, faltou o compromisso, faltou a força de vontade.
O Presidente da FSC, já na sua gestão, tem como proposta, a criação efetiva do Conselho, é tanto que já manteve contato com alguns Mestres, inclusive solicitou os currículos dos Mestres convocou os Mestres para reunião a fim de discutir o assunto, porém as faltas de interesse ou por falta de tempo não compareceram.
O Presidente da FSC, informa que em breve, convocará para uma nova reunião com os Mestres
DEPARTAMENTO COMUNICAÇÕES DA FSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário